sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dica da Nutricionista


Olá,

Gostaria muito de agradecer o convite da Renata pela oportunidade de escrever em um blog focado para mamães, que buscam conhecer uma alimentação equilibrada para seus filhos, pois os bons hábitos alimentares nós adquirimos na infância, isso minha avó já dizia, mas é sem dúvida uma grande realidade observada em meu consultório.

Precisamos incentivar os pequenos a sentarem a mesa, realizar a refeição de maneira calma e tranquila, de preferência desligar a TV, computador e fazer a hora da refeição uma hora sagrada. Incentivar uma mastigação lenta, sem líquidos durante a refeição, deve ser uma das prioridades. Muitas mães acham que se oferecer o líquido durante a refeição, a criança não vai perceber o gosto da comida e assim aceita o alimento com mais facilidade, mas infelizmente isso é um erro, pois habitua a criança a não sentir o gosto dos diferentes legumes, por exemplo. Muitas vezes a criança pode associar que não gosta de determinado alimento, por uma introdução inadequada ou por uma preparação que não valorizou o mesmo. Minha dica é tentar oferecer o alimento em diferentes preparações, como por exemplo, a cenoura pode ser ralada ou cozida ou em forma de suflê ou no purê batido com a batata ou batida na sopa ou enrolada no bife. Enfim o importante é a criança experimentar e ingerir diariamente uma porção de legumes.

Aproveitem as férias para dar uma atenção especial ao prato dos pequenos. Elaborem um prato bem colorido e divertido, até os adultos comem primeiro com os olhos, imaginem as crianças! Brinquem com a imaginação, façam carinhas ao dispor as frutas no prato, e o mesmo vale para os legumes. Uma boa dica é levar as crianças para cozinha, e permitir que elas preparem algum lanche saudável ou uma sobremesa mais leve a base de frutas.

Tente criar uma rotina alimentar saudável e deixe as guloseimas para o final de semana, evite o refrigerante e frituras diariamente.

Seja leve e saudável!

Tatiana Pimentel - Nutricionista Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário