segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mamãe no Blog

Mais uma semaninha começando e a nossa mamãe dessa vez é a Faby, uma super mãe que adora curtir o Rafa. Adorei a entrevista e quero muito dividi-la com vocês, tenho certeza que irão adorar também!



Nome e idade

Fabiana  – 35 anos


Trabalha? Profissão?


Advogada

Nome da filha/filho e idade:


Rafael – 4 anos e 9 meses

Estuda? Em qual escola?


Escola Tatibitati – Educação Infantil

Como foi a escolha? Qual foi o principal motivo por ter matriculado ele/ela lá?


Visitei inúmeras escolas (grandes e pequenas) e esperei ele “falar” pra colocá-lo no colégio. 
Fiquei muito satisfeita com a localização da escola, que era super pertinho de casa e me senti segura, pois conhecia sobre a competência da coordenadora pedagógica e tinha uma amiga professora que dava aula lá. 
Queria uma classe com poucos alunos e me encantei com a proposta construtivista da escola, pois achei que combinava muito com o estilo do meu filho. Eles priorizam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de forma prazerosa, lúdica, criativa e isso faz com que a criança se sinta muito bem longe de casa.
Acabei optando por uma escola pequena, pois achei que um ambiente menor seria mais acolhedor e faria com que meu filho se sentisse mais seguro e confiante, naquela fase de iniciação escolar. Acho a equipe muito carinhosa e afetuosa com as crianças e os relatórios bimestrais bem completos. Temos reuniões em conjunto e também individuais com a professora, o que proporciona uma troca de informações muito rica e bem individual para cada aluno.
Eu penso que fiz uma boa escolha, pois, com 1 ano e 10 meses, o Rafael começou nesta escola, numa adaptação super rápida e tranquila, sem choros, nem stress. Desde o primeiro dia de aula, pegou sua mochila, me beijou e entrou sozinho na escola, o que me deixou muito surpresa e tranquila.
Meu filho está super feliz na escola, sente muita falta dos amiguinhos nas férias e tem perguntado bastante sobre quando as aulas vão recomeçar. Isso me deixa muito satisfeita, pois sei que ele encara a escola de maneira alegre e isso torna seu aprendizado muito mais natural e prazeroso. Neste ano, ele cursará o último ano da Educação Infantil e espero que encerre esta primeira fase escolar tão feliz quanto quando foi iniciada.


Faz atividades extras? Na escola? Fora da escola? Diga quais e aonde.


Faz futsal, na própria escola.
Faz natação, na Academia Estilo do Corpo.
Pretendo colocá-lo numa arte marcial, ainda neste ano. Estou procurando boas referências de aulas de judô.


O que seu pequeno/a faz e te tira do sério?


Detesto quando ele me desafia, desobedece a mim/qualquer outro adulto ou chora sem motivo. Ele me tira do sério quando demora horas para comer um prato de comida, quando não quer experimentar novos alimentos ou quando cospe remédios, na tentativa de não engolí-los.
Também fico furiosa quando informo que acabou o tempo dele jogar videogame naquele dia e ele chora.


O que ele/a faz e te deixa extremamente feliz e realizada?


Ele me deixa extremamente feliz quando faz um comentário inteligente, quando é carinhoso e dá “ataques de beijos inesperados”, quando pede permissão para fazer coisas que sabe que não deve, quando ele é bem educado com um desconhecido, quando aplica as recomendações que demos direitinho ou fala coisas que ensinamos em casa para um amiguinho ou para uma criança que acabou de conhecer, por exemplo. Nestas horas, percebemos que a dedicação, a repetição, o esforço e a insistência estão contribuindo para que meu filho seja um cidadão que faz a diferença no mundo em sua volta.


Qual seu programa preferido para os finais de semana?


Procuro levá-lo com freqüência a lugares onde tenha espaço pra correr, jogar bola, andar de bicicleta, skate ou patinete, como a praia ou a Fonte do Sapo, por exemplo.
Gosto muito de levar o Rafael ao cinema, a teatros e shows próprios para sua idade, quando aparecem coisas legais aqui na cidade ou mesmo em São Paulo, em companhia de algum amiguinho.


Quando seus amigos combinam de sair para jantar, qual sua opção ideal para levar os pequenos junto? (opções aqui em Santos)

A única opção em que meu filho fica super à vontade (longe da mesa dos adultos) é o Restaurante Canal 4, onde tem videogames que ele curte e monitoras que ficam de olho nas crianças, enquanto a comida não chega.
Mas confesso que depois dos 3 aninhos, consigo levá-lo a qualquer restaurante, pois meu filho não dá o menor trabalho se tiver em mãos o seu Nintendo DS ou o I-pad, mesmo que tenha que dividí-lo com um coleguinha. Ele só reclama um pouco para desligá-los na hora de comer...


Dica de viagem; qual foi a viagem inesquecível que fez com seu pequeno/a? Conte um pouquinho dessa experiência.




Viajar é um dos programas que mais curto com meu filho. Ele se comporta super bem, seja no avião ou mesmo numa viagem de carro um pouco mais demorada.
Sua primeira viagem foi uma de navio, que fizemos num Natal em família. Ele tinha apenas 8 meses e, por incrível que pareça, curtiu bastante. Colocaram um bercinho na cabine e levamos uma piscininha inflável individual para o banho. Deu para aproveitarmos bem o dia com ele nos espaços para crianças e também podíamos alternar os cuidados com outras pessoas da família, durante as refeições. Deu até pra dar umas escapadinhas à noite pra discoteca ou pro cassino. Eu recomendo muito a viagem de navio para bebês em família.
Também já fomos de avião com ele para a Argentina e, diferente do que muita gente pensa, Buenos Aires tem bastante coisa legal para se fazer com crianças, durante o dia. Foi bem legal!
Mas claro que minha viagem inesquecível com meu pequeno foi levá-lo para conhecer a Disney,em Orlando, com 3 anos de idade. Em que pese a dificuldade já conhecida em termos de alimentação saudável para os pequenos por lá (principalmente dentro dos parques), é possível resolver o problema frequentando os restaurantes brasileiros, que servem uma comida bem caseira e gostosinha. Uma outra saida que ajuda bastante é priorizar as frutas, o que se encontra com bastante facilidade nos supermercados de lá.
Estar naquele lugar mágico, relembrar minha adolescência, reviver a experiência de assistir a parada iluminada, os fogos no castelo e a Sininho voando no céu com meu filho no colo, realmente não tem preço!
Quando a gente volta a Orlando com nosso filho, o olhar é outro...Você enxerga o lugar ainda mais lindo do que ele já foi um dia, pois você tem a nítida sensação de que ele foi desenhado e projetado pelo olhar de uma criança.
Meu filho ficou enloquecido com todos os lugares que visitamos e gostei bastante de conhecer junto com ele a Legoland, um parque imperdível para as crianças, na minha opinião.
Com criança pequena, não dá pra ficar naquela maratona de mil parques e compras infinitas. Se a gente fica cansado, imagina as crianças?! Então, o que eu recomendo é alternar dias de parques com dias de compras. É legal priorizar os lugares onde têm os personagens e as atrações que seu filho gosta para que a criança não sinta a hora passar e nem perceba o tamanho gigante dos parques. Se puder, dê preferência às estações do ano menos quentes por lá (fevereiro é uma época deliciosa!) e evite os meses de junho e julho, quando as filas são intermináveis.
Gostamos tanto da experiência que já temos data certa para voltar! Orlando com criança: eu super recomendo!

Um comentário:

  1. Obrigada pela oportunidade e liberdade de compartilhar o que penso com outras mamães e pelo carinho de sempre, Renata! Beijão

    ResponderExcluir