quarta-feira, 6 de março de 2013

Anjos do Leite


Esse post é especial para as gravidinhas de plantão!
Conheci o trabalho das enfermeiras Anjos do Leite através de uma amiga que contratou seus serviços ainda na maternidade.
O blog é totalmente a favor do aleitamento materno e quando vi o tipo de assessoria que prestam fiquei totalmente encantada!
Fiz uma mini entrevista com a Sandra, idealizadora desse trabalho tão bacana.
Espero que curtam, se informem e se conscientizem sobre a importância desse momento para mamãe / bebê.

Confiram

Sou enfermeira formada pela Unisantos. Trabalhei por 10 anos em UTI Neonatal e Pediátrica, depois fui trabalhar no Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro e lá fique por 5 anos e foi exatamente quando eu estava trabalhando lá é que surgiu essa ideia, bem na
verdade não surgiu, foram as pessoas as quais eu atendia que foram me dando essa ideia, elas queriam por que queriam que eu fosse atende-las em suas casas e então a vontade de criar algo desse tipo foi crescendo dentro de mim. Foi então que  falei com as também enfermeiras,  Maria Luzinete e a Marta e criamos os "Anjos do Leite". Isso há 4 anos.

Qual foi o motivo de terem criado essa assessoria, Anjos do Leite?

Essa assessoria foi criada  para auxiliar, assessorar enfim para ajudar as mães a tornarem esse momento, que é o da Amamentação, um momento único e inesquecível pelo amor, e não pela dor e pelas dúvidas que geralmente surgem nesse momento.

Como funciona esse trabalho? (assistência a gestação, assistência a amamentação e assistência ao recém nascido)

Com esse trabalho prestamos assessoria na:
- Gestação, principalmente através de palestras gratuitas, que fornecemos em grupos de gestantes e também particular, quando a gestante assim o prefere. Orientamos o que pode ou não pode ser feito durante a gestação com relação as mamas, tipo de sutiã adequado, sobre a "apojadura" que é a descida do leite, posições mais confortáveis para amamentar, enfim, tudo que se precisa saber sobre a amamentação, enquanto gestante.
- Amamentação: Nós avaliamos a mamada do bebê e detectamos o que há de errado e então orientamos na correção dos "possíveis problemas".
- Assistência ao RN: Orientamos, ensinamos e treinamos as pessoas que ficarão com o bebê em: os primeiros cuidados com o RN, como trocar, cuidar do umbigo até cair, cuidados com ictericia, como dar leite no copinho (quando necessário), enfim, tudo relacionado ao RN.
 - Orientação à volta ao trabalho (mãe);

Estou grávida e tenho muitas dúvidas quanto a amamentação, em que fase da gestação é ideal procurá-las?

Mais ou menos na 28 semanas ou 7 meses de IG.

Há algum alimento ou exercício que as mães podem fazer durante a gestação que garantem que vão ter leite quando o bebê nascer?

Não. O que vai garantir a mãe ter ou não leite, são os níveis hormonais. E isso todas as gestantes possuem adequadamente, caso contrário não ficariam gravidas. Durante a gestação não é recomendado que se faça nada nesse sentido.

Pensando nas mães que estão quase ganhando seu bebê, qual o sutiã ideal para levar para a maternidade e usar durante o período de amamentação? Existe algum outro item indispensável que pode ajudar na amamentação nos primeiros dias?

 O sutiã adequado tanto para a gestação quanto durante a amamentação é o sutiã que sustente sem apertar ou seja, aquele que sustenta e quando o tira,  o mesmo não deixa marcas, os ideais são os de tecidos de fibras naturais ou de microfibras porque ajudam a evitar a retenção da transpiração, e no caso da amamentação o ideal é que sejam com
abertura frontal. É importante que se use o sutiã tanto de dia como de noite por causa do aumento dos mamas, evitando assim estrias, flacidez e "peito empedrado".

Essa história que ouvimos de algumas mães como: tenho pouco leite ou meio leite é fraco são realmente verdade? Todas as mulheres podem amamentar?

Com exceção de "algumas" doenças, TODAS as mulheres podem amamentar e NÃO existe leite fraco ou ter pouco leite. O que existe na verdade é a falta de informação e orientação adequada.

Muitas mães também ficam horas com seus bebês no peito e mesmo depois de tanto tempo eles saem chorando, desesperados. Muitas vão a procura do pediatra achando que eles ainda estão com fome, que seu leite não é suficiente. Como ajudar essa mãe de primeira viagem?

Ninguém consegue comer durante horas e com o bebê não é diferente. Se ele estiver a horas no peito ele acaba perdendo ao invés de ganhar peso, pois só esta "gastando" energia e não ganhando, como imagina a mãe. Como saber se o bebê está tendo uma sucção efetiva? Em primeiro lugar a mãe não sente dor quando o bebê está sugando, quando o bebê estiver satisfeito (geralmente isso no máximo em 40 minutos) o bebê larga a mama e fica com ar de satisfeito,  a mãe sente após a mamada o peito mais leve. Durante a mamada a mãe não deverá ficar trocando de mama caso contrário o bebê não conseguira sugar o leite posterior (de traz) que é rico em gordura e por isso não engorda e quer mamar toda hora, pois só esta conseguindo pegar o leite anterior, que é maravilhoso também, rico em proteínas, imunidade e água mais muito pobre em gordura. Geralmente esse é o maior problema, pois aí a mãe começa a achar que o leite dela é insuficiente e fraco, o que de fato não é verdade.

A volta ao trabalho, quando se encerra a licença a maternidade é muito temida e vejo muitas mães se programando para isso inserindo outro leite na alimentação do seu bebê, mesmo que ainda não tenha completado 6 meses. É possível voltar ao trabalho e continuar dando seu leite ao bebê?

Com certeza. Daí geralmente recomendamos (se ainda não tiver) que alugue uma bomba elétrica, não qualquer uma mais sim uma em especial, que irá ajudar e muito a mãe nesse momento. Orientamos como armazenar, transportar e oferecer para o bebê de uma forma segura e que não induza ele a largar o peito.

É importante que as nutrizes acreditem que elas são capazes e poderosas, desta forma  a amamentação transcorrerá de uma forma muito mais tranquila.

A Sandra me contou que cada uma das perguntinhas dá pra se tornar uma matéria, rs. Sabemos como esse momento gera muitas dúvidas e aproveitando quem se interessa pelo assunto não pode deixar de conferir amanhã (07/03/2013) no Programa Painel Regional, na TV Santa Cecília ao vivo as 22 horas as 3 enfermeiras sendo entrevistadas.

Atendemos em toda baixada. Além da Assessoria na amamentação, também fazemos o 1° furo da orelhinha com técnica de auriculoterapia.
Vc poderá informar nosso:
site: www.anjosdoleite.com.br
Facebook: Anjos do Leite
email: anjosdoleite@gmail.com
Enfermeiras:
Sandra Abreu         97261037
Maria Luzinete       97615175
Marta Rodrigues    97027242

2 comentários:

  1. Parabens Enf Sandra por essa linda iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! Nós dos "Anjos do Leite" esperamos ajudar muitas mães a amamentarem seus filhos, sem sofrimento. Um abraço!!

    ResponderExcluir